2
O mal que vai acontecer antes do Senhor voltar
Irmãos, quanto à volta de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso encontro com Ele, eu peço a vocês o seguinte: não percam o bom senso com facilidade nem se perturbem quando ouvirem dizer que o Dia do Senhor já chegou. Não importa que vocês ouçam isso por meio de anúncios proféticos*, por ensino de alguém ou mesmo por carta que digam ter sido escrita por nós. Não deixem que ninguém os engane de nenhum modo. Eu digo isto porque o Dia do Senhor não virá sem que primeiro venha a grande Revolta, e seja revelado o Perverso, aquele homem que está destinado ao inferno. Ele vai se opor a tudo o que as pessoas adorem ou digam ser divino. Ele vai se exaltar acima de todas as coisas e vai até mesmo ocupar o trono que está no templo de Deus e se apresentar como se ele mesmo fosse o próprio Deus.
Vocês não se lembram, quando eu ainda estava com vocês, de que eu costumava dizer-lhes estas coisas?
Portanto, agora vocês sabem o que detém o Perverso para que ele não seja revelado até que chegue o tempo certo. Eu digo isto porque o poder secreto do mal já está agindo. Entretanto, aquele que agora o detém continuará a fazê-lo até ser afastado. Então será de fato revelado o Perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca e destruirá com a sua gloriosa presença quando voltar. O Perverso aparecerá pela ação de Satanás, e chegará com grande poder e com falsos milagres e maravilhas. 10 Ele usará todo o tipo de maldade para enganar aqueles que caminham para a destruição uma vez que se recusaram a amar a verdade para serem salvos. 11 E é por este motivo que Deus lhes manda uma força enganadora, para que eles acreditem naquilo que é falso. 12 Desta forma, todos aqueles que não acreditaram na verdade, mas ficaram felizes em fazer o mal, serão condenados.
Escolhidos para serem salvos
13 Entretanto, devemos sempre agradecer a Deus por vocês, irmãos, que são amados pelo Senhor. Pois Deus os escolheu desde o princípio para a salvação pela consagração do Espírito§ e pela fé na verdade. 14 Foi para serem salvos que Deus os chamou por meio das Boas Novas* que nós lhes anunciamos. Assim poderão participar da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e continuem a crer nos ensinamentos que lhes demos, tanto pessoalmente como por cartas.
16-17 Deus nos amou e, pela sua graça, nos deu consolo eterno e firme esperança. Que nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, confortem os seus corações e lhes dêem forças em tudo de bom que vocês façam ou digam.
* 2:2 profético(s) Que diz respeito a profecia ou profeta. Profeta era aquele que falava por Deus. 2:3 Revolta O dia em que as pessoas se virarem contra Deus. 2:3 Perverso Literalmente “Homem da iniqüidade”. § 2:13 Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. * 2:14 Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho através de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. 2:16-17 graça A bondade divina.