12
Os lavradores maus
Depois disto Jesus começou a falar com eles mediante parábolas*, e disse: —Um homem fez uma plantação de uvas e a cercou com um muro. Depois construiu um tanque, onde as uvas seriam amassadas, e uma torre. Então arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo certo, o dono mandou um servo seu aos lavradores a fim de receber parte dos frutos da sua plantação de uvas. Os lavradores, porém, pegaram o servo e, surrando-o, o mandaram de volta de mãos vazias. Ele enviou-lhes outro, mas eles bateram na cabeça dele e o insultaram. Enviou-lhes, então, um outro que, por sua vez, foi morto por eles. O dono da plantação de uvas enviou-lhes muitos outros, mas eles bateram em alguns e mataram a outros. Só restava ao dono da plantação enviar seu querido filho. E enviando-o, finalmente, disse: “Ao meu filho eles respeitarão”. Os lavradores, porém, disseram uns aos outros: “Este é o herdeiro. Se nós o matarmos a herança será nossa”. Então, agarrando ao filho do dono, mataram-no e jogaram o seu corpo fora da plantação. Agora eu lhes pergunto: O que o dono da plantação de uvas vai fazer com esse lavradores? Ele virá e os matará e arrendará a sua terra a outros lavradores. 10 Vocês nunca leram as Escrituras? Elas dizem:
 
“A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a pedra mais importante.
11 Isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos!”
 
12 Os líderes dos sacerdotes e os professores da lei entenderam que Jesus tinha dito esta parábola contra eles e começaram a procurar um meio de prendê-lo, mas tinham medo do povo. Então, deixando-o, foram embora.
Pagamento de impostos a César
13 Depois, enviaram alguns fariseus§ e alguns herodianos* até Jesus para ver se o pegavam em alguma coisa que ele dissesse. 14 E, aproximando-se dele, disseram:
—Mestre, nós sabemos que é um homem honesto e que não se importa com o que as pessoas possam pensar, pois o senhor não olha para as aparências, mas ensina sempre o caminho de Deus com toda honestidade. É certo ou não pagar impostos a César? Devemos pagá-los ou não?
15 Jesus, porém, percebendo a hipocrisia deles, disse-lhes:
—Por que estão me testando? Tragam-me uma moeda de prata para eu ver.
16 Eles lhe deram a moeda e ele lhes perguntou:
—De quem são esta imagem e esta inscrição?
—De César—eles responderam.
17 Jesus, então, disse-lhes:
—Dêem a César o que é de César e dêem a Deus o que é de Deus.
E todos ficaram admirados com ele.
18 Depois, alguns saduceus§, os quais dizem não haver ressurreição, se aproximaram dele e perguntaram:
19 —Mestre, Moisés nos deixou escrito que se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar-se com a viúva para terem filhos que serão considerados filhos do irmão que morreu. 20 Era uma vez sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo se casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Com o terceiro aconteceu a mesma coisa, 22 e nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 No dia da ressurreição, quando todos voltarem à vida, de quem ela será esposa, uma vez que foi casada com todos os sete irmãos? 24 Jesus, porém, lhes respondeu:
—Como vocês estão enganados! E a razão é que não conhecem as Escrituras* nem o poder de Deus. 25 Quando o dia da ressurreição chegar, ninguém se casará nem ninguém será dado em casamento. Porém todos serão como os anjos no céu. 26 Mas a respeito da ressurreição dos mortos, vocês nunca leram no livro de Moisés, a passagem que fala sobre o arbusto que queimava? Nela Deus disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. 27 Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos! Vocês estão completamente errados!
O mandamento mais importante
28 Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, perguntou-lhe:
—Qual é o mandamento mais importante?
29 Jesus respondeu:
—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”§. 31 O segundo mandamento é este: “Ame ao seu próximo como você ama a você mesmo”*. Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. 32 O professor da lei disse-lhe:
—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. 33 O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar ao nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.
34 Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do professor da lei, disse-lhe:
—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.
A pergunta sobre o Messias
35 Quando Jesus estava ensinando no templo, disse:
—Como podem os professores da lei dizer que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, inspirado pelo Espírito Santo, disse:
 
“O Senhor disse ao meu Senhor:
Sente-se do meu lado direito
até que eu coloque todos os seus inimigos debaixo dos seus pés”.
 
37 Se o próprio Davi o chama de Senhor, como pode ele ser seu filho?
E a multidão o ouvia com prazer.
38 E enquanto ensinava, dizia:
—Tenham cuidado com os professores da lei. Eles gostam de andar com as suas roupas elegantes e de ser cumprimentados com respeito nos lugares públicos. 39 Eles também gostam de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas§ e os lugares de honra nas festas. 40 Eles exploram as viúvas, roubando delas os seus bens e, ao mesmo tempo, fazem longas orações para serem notados. Estes receberão o pior castigo.
A oferta da viúva pobre
41 Jesus estava sentado perto da caixa de contribuições do templo e observava como as pessoas punham seu dinheiro nela. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Veio, porém, uma viúva pobre e colocou duas pequenas moedas, correspondentes a um centavo. 43 Jesus, então, chamando os seus discípulos, disse-lhes:
—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre colocou na caixa de contribuições mais do que o fizeram todos os outros! 44 Digo isto pois todos deram o que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.
* 12:1 parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas. 12:10 Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. 12:11 Salmo 118.22-23 12:12 parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas. § 12:13 fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente. * 12:13 herodianos Um grupo político que seguia Herodes e sua família. 12:15 moeda (de prata) Literalmente “denário”, uma antiga moeda romana. 12:16 moeda (de prata) Literalmente “denário”, uma antiga moeda romana. § 12:18 saduceus Um principal grupo religioso de judeus. Eles aceitavam somente os primeiros cinco livros do Velho Testamento. Eles acreditavam que as pessoas não tinham uma outra vida depois da morte. * 12:24 Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. 12:26 Abraão, Isaque, Jacó Três dos mais importantes líderes do Velho Testamento. 12:26 “Eu sou … o Deus de Jacó” Citação de Êxodo 3.6. § 12:30 “Ouça, Israel … força” Citação de Deuteronômio 6.4-5. * 12:31 “Ame ao seu próximo … mesmo” Citação de Levítico 19.18. 12:35 Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus. 12:36 Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. 12:36 Salmo 110.1 § 12:39 sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.