3
Como resultado disso, quando nós três não pudemos mais suportar ficar longe de vocês, resolvemos que Silas e eu iríamos ficar sozinhos aqui na cidade de Atenas, mandando Timóteo a vocês. Ele é nosso colega mais íntimo e trabalha para Deus, proclamando o evangelho sobre Cristo. Silas e eu o mandamos para animar vocês a continuarem confiando fortemente em Deus para que nenhum de vocês fique inseguro por causa das perseguições que estão sofrendo. No tocante às pessoas que perseguem vocês, sabemos que Deus já determinou que tais pessoas fossem perseguir todos nós que confiamos nele, pois quando nós três estávamos com vocês afirmávamos várias vezes, antes do fato realmente acontecer, que as pessoas iriam perseguir todos nós que confiamos em Deus e vocês bem sabem que aquilo que aconteceu corresponde realmente àquilo que nós dissemos. Por saber que vocês poderiam ficar inseguros como consequência das perseguições que estavam sofrendo nas mãos das pessoas, e não podendo mais aguentar desconhecer a sua condição espiritual, resolvi mandar Timóteo a vocês para descobrir se ainda confiavam em Deus, pois eu tinha medo que Satanás, aquele que tenta as pessoas a fazerem o mal, talvez tivesse levado vocês a deixarem de confiar em Deus, e como resultado nós três teríamos trabalhado inutilmente quando estávamos com vocês.
TEMA: Agora Timóteo acabou de voltar e me contou as boas notícias de que vocês ainda estão confiando em Deus. Como resultado disso, fiquei bem feliz e não tenho palavras para agradecer adequadamente a Deus pelo que ele tem feito por vocês, e por minha grande alegria motivada por vocês. Peço a Deus com frequência que eu possa visitar vocês para ajudá-los a confiar ainda mais fortemente nele.
Agora Timóteo acabou de voltar de vocês para nós, Silas e eu, e nos contou as boas notícias de que vocês ainda estão confiando em Deus e que se amam uns aos outros e às demais pessoas. Ele nos contou também que vocês sempre se lembram de nós com alegria e que desejam fortemente a nossa visita, o qual corresponde ao nosso forte desejo de visitá-los. Meus irmãos crentes, como resultado do relatório que Timóteo deu a Silas e a mim, ficamos bem felizes por causa de vocês, mesmo que estejamos sofrendo muitas perseguições das pessoas. Ficamos cheios de alegria ao ouvir que vocês continuam confiando em Deus. Em nossa situação nós três nos sentimos bem animados/aliviados/ felizes, pois vocês continuam confiando fortemente no Senhor Deus. Não temos palavras para agradecer adequadamente a Deus pelo que ele tem feito para/em vocês, e por nosso júbilo com relação a vocês, quando oramos ao nosso Deus. 10 Com grande fervor e frequência nós três pedimos a Deus que possamos visitar vocês e ajudá-los a confiar ainda mais fortemente em Deus.
TEMA: Oramos que Deus nos ajude a voltar a vocês e que o Senhor Jesus possa ajudar vocês a se amarem cada vez mais, uns aos outros e às demais pessoas, bem como nós amamos vocês.
11  Nós três oramos a Deus mesmo, nosso Pai, e ao nosso Senhor Jesus, que Deus possa nos ajudar a voltar a vocês, tirando os obstáculos que impedem nossa viagem. 12 No tocante a vocês, oramos que o Senhor Jesus possa ajudar vocês crentes a se amarem cada vez mais uns aos outros, e às demais pessoas, como nós amamos vocês. 13  Oramos isso para que o Senhor Jesus possa fortalecer o propósito/desejo de vocês (ou, fortalecer vocês) de praticar o bem. Como resultado, Deus nosso Pai vai determinar/julgar que vocês têm se comportado de forma reta e impecável, quando nosso Senhor Jesus vier majestosamente à terra, acompanhado de todos seus anjos (e/ou, pelo seu povo).
TEMA: Bem como lhes dissemos antes, solicito que vocês se comportem mais e mais da forma que agrada a Deus.